quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Provas de MTB

Continuando contribuindo, nosso amigo Edilberto me sugere abordar os tipos e categorias de provas de ciclismo que existem, começando pelo MTB.
 
 
Existem hoje, apenas duas modalidades tidas como oficias no Mountain Bike (MTB), totalmente baseadas no esporte original, cujas siglas são mais conhecidas como XCO e XCM.

O "XCO", Cross Country Olímpico, são provas em Circuitos fechados, com extensão a partir de 4 km. São provas de "voltas", onde o biker passa varias vezes por um mesmo ponto.



No XCO, o simples fato de saber que irá passar pelos mesmos pontos várias vezes faz com que o biker precise analisar cada circunstância volta a voltaestabelecendo os melhores e piores pontos para ultrapassagens e a melhor maneira de encarar subidas e descidas. Há também o congestionamento da pista, provocado por ciclistas mais lentos, que acabam atuando como dificuldade adicional. O cansaço físico e mental aparece por conta das repetidas passagens por trechos difíceis, exigindo do biker uma grande determinação para completar as voltas do circuito. As distâncias médias para provas de XCO ficam entre 20 e 35 km.

No XCO são exigidos apenas os itens básicos do MTB: Uma bike boa e confiável e os equipamentos de segurança normais (luvas, óculos e capacete). Em competições de XCO sempre há uma “área de apoio” definida pela organização da prova, onde o competidor pode receber auxílios de nutrição (água e alimentos) ou mecânicos. Assim, ele não precisa levar nada consigo no decorrer da prova.





 Já o “XCM”, ou Cross Country Maratona, são provas de longa distância, para ser percorrida entre dois pontos. As provas de Maratonas, XCM,  possuem distancias médias que variam de 50 a 120 km. Há também as ultra-maratonas, como as famosíssimas Cape Epic, na África do Sul, a Trans Alp Challenge, que cruza vários países na Europa e a La Ruta de los Conquistadores, na Costa Rica.



No XCM, as dificuldades estão nas longas distância a serem percorridas e no desconhecimento do terreno, que atuam como fatores que comprometem o rendimento do biker. É necessária uma boa resistência física, aliada ao grande controle mental para percorrer várias dezenas de quilômetros em ritmo forte, às vezes absolutamente sozinho. Além disso, o ciclista precisa ser auto-suficiente, pois em muitas ocasiões estará bem distante de socorro. Isso exige um bom conhecimento de mecânica, além de provisões de água ou isotônicos e alimentos como barras energéticas. Em trajetos realmente longos (acima de 100km), pode ser recomendável o conhecimento de leitura de mapas, planilhamento ou GPS.



No XCM é necessário que o atleta leve seu próprio suporte técnico, pois muitas vezes estará isolado e distante de qualquer possibilidade de auxílio. Assim, se faz necessário o transporte de caramanholas de água ou bolsas de hidratação, além de provisões rápidas, ferramentas e câmaras de ar de reserva. 
 
 

Um kit básico de ferramentas para longas distâncias deve conter:

- 1 ou 2 câmaras de ar de reserva ou kit de remendos

- Bomba de ar pequena ou cilindro de CO2

- Chave de corrente

- Chave de raio

- 2 ou 3 raios de reserva (podem ser fixados no tubo do Canote com fita adesiva)

- Kit de chaves Allen

- Pequeno frasco plástico com óleo de corrente (frascos de colírio ou de novalgina são ótimos)
 
 

POR OUTRO LADO, EXISTEM AINDA, PROVAS ESPECIFICAS, COM OUTROS TIPOS DE REGRAS, NÃO RECONHECIDAS PELAS ENTIDADES OFICIAIS DE CICLISMO, MAS QUE POSSUEM TAMBÉM SUA IMPORTANCIA PARA O CICLISMO. 

DESTACAMOS ENTRE ELAS, AS PROVAS FEITAS COM PLANILHAS DE ORIENTAÇÃO , QUE PODEM SER MODALIDADE DE VELOCIDADE (BIKE CEARÁ) OU DE ENDURO DE REGULARIDADE, E QUE NA MAIORIA DAS VEZES, SÃO DISPUTADAS POR DUPLAS DE ATLETAS.

EXISTEM AINDA AS PROVAS DE RALLY (PIOCERÁ), COM REGRAS E NORMAS PRÓPRIAS.

NAS PROVAS DE PLANILHAS DE ORIENTAÇÃO, MODALIDADE VELOCIDADE, NORMALMENTE DISPUTADA POR DUPLAS, QUE LARGAM TODAS JUNTAS, GANHA, A DUPLA QUE SEGUIR CORRETAMENTE O PERCURSO DESIGNADO NAS PLANILHAS, PASSANDO EM TODOS OS PONTOS DE CONTROLE, NO MENOR TEMPO POSSÍVEL.

JÁ NAS PROVAS COM PLANILHAS DE ORIENTAÇÃO, MODALIDADE ENDURO DE REGULARIDADE, DISPUTADO INDIVIDUALMENTE OU POR DUPLAS, as regras são as mesmas de um enduro de motos e carros. A prova de enduro se resume em realizar um percurso pré determinado pela organização, superando obstáculos naturais e percorrendo estradas, trilhas, montanhas, etc, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido controlado por postos de controle.   

Não é uma prova de velocidade, e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distâncias entre referências que constam numa planilha de orientação, e também o tempo de prova, possibilitando ao biker interpretar a planilha e passar o mais próximo do tempo ideal em cada ponto de controle da trilha.

ENFIM, RESUMO DOS PRINCIPAIS TIPOS DE PROVAS DE MTB:

- XCO, CIRCUITO (OFICIAL)
- XCM, MARATONA (OFICIAL)
- PROVA DE PLANILHA DE VELOCIDADE
- PROVA DE PLANILHA ENDURO DE REGULARIDADE
- RALLY

ENTIDADES OFICIAIS QUE NORMATIZAM AS REGRAS:

- UCI / UNIÃO CICLISTICA INTERNACIONAL (MUNDIAL)
- CBC / CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO (BRA)
- FCC / FEDERAÇÃO CEARENSE DE CICLISMO (CE)

Então funciona mais ou menos assim, a entidade maior, UCI, dita as regras internacionais, e as demais, CBC, e consequentemente FCC e demais Federações Estaduais aqui no Brasil, seguem organizando as provas com tais NORMAS TÉCNICAS E REGRAS ESTABELECIDAS.

Obs: Informações coletadas em sites do esporte, e web em geral.

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